Plano de Política de Música

Posted by Ismael Mendonça on quinta-feira, 5 de março de 2009 , under | comentários (0)



Essa é uma proposta que elaborei para avançarmos nas políticas públicas de música...

Contribuir para uma política pública de música que seja eficaz (garanta a transformação) e eficiente (seja bem feita) é o objetivo central do plano de política de música. Para alcançar esse objetivo propomos uma reflexão acerca dos projetos de música executados pela Secretaria da Cultura e sugerimos alguns passos e propostas para execução de uma política pública de música.
As ações criadas e executadas pela Secretaria da Cultura na área da música no primeiro mandato, foram majoritariamente compensatórias, voltadas ao principal problema verificado no momento, o longo tempo em que os artistas ficaram sem espaços de apresentação, para resolver foram criados diversos projetos que serão apresentados ao longo do texto, compreendemos também que as ações se caracterizaram por serem paliativas, mesmo conjugando as diversas ações elas não passaram de pequenas contribuições aos artistas e produtores.
A principal reivindicação dos artistas da cidade foi atendida com a criação e ampliação de espaços de apresentação, alguns deles já consagrados como Feira Popular, Semana Farroupilha, Caminhos de Natal, Semana da Consciência Negra, Semana da Juventude, Carnaval, Feira do Livro, Aldeia Sesc Capilé e outros mais frágeis como Arte no Museu, Cultura na Praça.
A São Leopoldo Fest tornou-se o principal espaço, na ultima edição, 2008, participaram 95 grupos/bandas da cidade, é a festa mais esperada pelos músicos e produtores, isso porque o espaço fornece som e estrutura de qualidade, divulgação e público garantido alem do cachê que é o melhor pago pela secretaria da cultura a todos que se apresentam.
A auto-estima e o resgate da história e memória imaterial da cidade foram trabalhas principalmente com as duas edições do Som Leo Festival de São Leopoldo, o primeiro com o tema “Uma canção para São Leopoldo” e o segundo com temas opcionais “Uma canção pra São Leopoldo” e “Cuidado com o Meio Ambiente”, relacionando com um dos temas mais importantes do município.
O Fórum de Músicos que se reuniu doze vezes durante ano de 2008, uma reunião por mês, também trabalhou os aspectos da auto-estima e resgate da história e memória imaterial, além do aspecto da participação política e social dos artistas, nesse ano foi iniciado o processo de organização da Associação dos Músicos, compositores de produtores musicais, que está em fase final de elaboração de estatuto, e da Semana da Música que foi a primeira atividade organizada pelo Fórum em parceria com a Secretaria da Cultura.
Sabemos que na cidade não existem apenas músicos, mas escolas de música, estúdios e outros setores da música alguns que já temos relação outros não, para a maioria não conseguimos propor políticas públicas, isso porque não compreendermos onde o poder público pode intervir. Temos informações e uma compreensão mínima de cada grupo e seu processo, inclusive durante o ano de 2008 desenvolvemos um processo de inserção que tentou contribuir com cada grupo e/ou músicos no seu nível de experiência, ainda um processo frágil, mas que percebeu espaços para músicos iniciantes, experientes e profissionais.
Certamente cada setor da cadeia produtiva da musica está em um nível de experiência, isso deve produzir uma necessidade ou até dificuldade diferenciada, identificar esses setores, suas necessidades, dificuldades e propor ações que contribuam eficientemente e eficazmente e o papel do poder público. Primeiro para produzir uma mudança positiva nos setores, segundo por se tratar da utilização de recurso público que deve ser bem aplicado.
A partir dessa compreensão propomos que seja criado um banco de dados que possibilite dar melhores condições de executar uma política pública de música que atenda a diversidade, para alimentar o banco de dados propomos uma pesquisa que identifique os setores da musica em nossa cidade, suas características, rendimentos, tempo de existência e suas dificuldades.
Ao mesmo tempo sugerimos dois movimentos o de manter as atividades, garantindo cachês e espaços qualificados e o fortalecimento da Semana da Música, que se apresenta como alternativa a São Leopoldo Fest e único projeto capaz de incluir e promover todos os setores da cadeia produtiva em grande escala.
Com o resultado da pesquisa será necessário criar e talvez modificar atividades, a intenção é de que ela produza informações e dê condições de elaborar um plano ação de longo prazo que produza um impacto na área e coloque a cidade na referência de música no estado e quem sabe no país, não apenas pela quantidade, mas pela qualidade das ações.

Ismael Mendonça,

Livro: Contratempos? Juventude, Segurança e Paz

Posted by Ismael Mendonça on quarta-feira, 4 de março de 2009 , under | comentários (0)




Olá pessoal,
O livro Contratempos? Juventude, Segurança e Paz, foi lançado dia 26 de fevereiro em Novo Hamburgo e em breve será lançado em São Leopoldo. Contratempos? é organizado por Fabiane Asquidamini, da ONG Trilha Cidadã e contem 19 artigos acerca da participação juvenil, violência, educação entre outros temas.
Tenho a felicidade de estar entre os escritores com o artigo Juventude e Arte-educação para a construção de uma cultura da paz. Vale a pena conferir...