CD do 2º. Som Leo Festival de Música de São Leopoldo

Posted by Ismael Mendonça on sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 , under | comentários (7)




Ismael Mendonça

Foi lançado, na Factory Beer, dia 23 de dezembro de 2008, o CD do Som Leo, Festival de Música de São Leopoldo. Foi um momento muito bacana, com a presença de autoridades políticas, músicos e a comunidade em geral.
O festival, em 2008, foi realizado pela segunda vez na cidade. Na sua primeira edição teve como tema “Uma Canção para São Leopoldo” e ocorreu em três eliminatórias e uma final. Foram 50 grupos participantes, diversas premiações e quinze finalistas gravaram um CD.
O CD do primeiro Festival, em 2007, foi muito rico em gêneros e estilos musicais, mas com uma presença muito marcante de musicas nativistas e regionais. Foi gravado no Centro de Multimídias EST, com a arte e capa produzida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo e direção da Secretaria da Cultura. Como primeiro produto fonográfico, temos uma avaliação muito positiva, tivemos alguns limites, como a masterização e a edição da capa, que por conta do calendário foram sacrificadas, mas esses problemas foram superados pela aceitabilidade e pela “onda” positiva que emanou na cidade.
A segunda edição do Som Leo teve tema livre, com participação de 60 grupos, duas eliminatórias e 12 grupos finalistas participantes do CD. Foram premiados 1º, 2º e 3º lugares, melhor letra interpretação, instrumentista, aclamação popular e temas opcionais, “Uma canção para São Leopoldo” e “Cuidado com o meio ambiente”. Foi um festival com diversidade musical ainda maior que a primeira edição, reproduzindo a realidade da cidade, uma cidade cosmopolita, contudo o Rock n´Roll, em suas diversas ramificações, dividiu com o nativismo a maior participação neste CD.
O CD foi gravado no Estúdio Plus, com a capa de Felipe Oliveira, sob a direção da Secretaria da Cultura e congrega músicas de altíssima qualidade, uma mistura de músicos com uma larga carreira e novos talentos, dispostos a fazer boa música com seriedade e dedicação. Avaliamos ainda a necessidade de ter, para a próxima edição, mais tempo para a gravação e masterização e vimos também que será necessário um produtor especial para a gravação, mas essas necessidades não apagaram a belíssima obra produzida pelos artistas, estúdio, capista e Secretaria da Cultura de São Leopoldo. Muitos CDs já chegaram às rádios e estão sendo bem aceitos e comentados.