Artigo: Balanço da Música em 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008 , Posted by Ismael Mendonça at 12:16

2008 foi bom para a Música na Cidade?

Ismael Mendonça[1]

Durante os fogos de artifício na passagem de 2007 para 2008, ao embalo de músicas de diferentes gêneros e estilos, desejamos um ano cheio de novidades, conquistas e realizações para a música na cidade. Mas foi assim que aconteceu?
Uma parte dos músicos da cidade começou o ano em uma reunião, em janeiro, a primeira reunião do Fórum de Músicos em 2008. Discutimos acerca do Plano de Política de Música, uma proposta da Secretaria da Cultura, que pretendia ter uma ação pensada para a música, com objetivos bem definidos para a implementação de políticas públicas para a música.
O Fórum de Músicos foi um espaço importantíssimo, durante suas reuniões participaram, em média, 30 músicos de diferentes grupos e bandas. A partir do Plano de Política de Música, o fórum refletiu acerca do Som Leo, da São Leopoldo Fest, da Associação dos Músicos, Compositores e Produtores Musicais e da 1ª. Semana da Música em São Leopoldo, além, é claro, das questões internas e pautas sugeridas pelo Conselho Municipal de Cultura.
A segunda edição do Som Leo Festival de Música de São Leopoldo, proposta da Secretaria da Cultura, foi a atividade que perpassou todo o ano. Em março e abril discutimos seus objetivos, regulamento e premiações; em junho, realizamos o lançamento; em julho, fizemos a triagem das músicas; em agosto, as eliminatórias e a fase final; de setembro a novembro, trabalhamos gravação e produção do CD; em dezembro a atividade é marcada pelo lançamento do CD 2008.
A São Leopoldo Fest alcançou seu maior número de bandas e músicos da história da festa. Foram 105 apresentações musicais, sendo 95 de São Leopoldo. Toda a organização foi conduzida pela Secretaria, não houve atrasos nas apresentações e pouquíssimos limites na estrutura. Questões como o tempo de apresentação, a política de cachês e a estrutura para as apresentações foram discutidas com o Fórum.
A grande novidade do ano de 2008 foi a 1ª. Semana da Música. A falta de recursos, poucos apoiadores, não impediu sua realização, pelo contrário, a atividade reuniu músicos, produtores escolas de música e técnicos de estúdios. Eles se envolveram e participaram dos workshops, oficinas, shows, da festa do dia do Músico e da Sessão Solene que reuniu cerca de 50 músicos na Câmara de Vereadores.
Tivemos ainda diversas atividades como o Carnaval, o Cultura na Praça, a Semana Farroupilha, as Feiras Populares, a Aldeia Sesc Capilé, entre outras, que atingiram direta ou indiretamente o setor da música. Temos certeza que as ações ainda podem crescer, temos questões importantíssimas como os prazos de pagamento dos cachês, a ampliação dos setores envolvidos nas atividades, a criação da Associação dos Músicos e a ampliação da Semana da Música, que pretendemos que seja a maior atividade da música da cidade, entrando, inclusive, para o calendário oficial da cidade.
Na passagem de 2008 para 2009 certamente desejaremos um ano cheio de realizações. Temos esperança que 2009 será um ano ainda melhor! Mas sua realização estará nas mãos de cada um de nós. Então, começamos por janeiro, dia 06 teremos a primeira reunião do Fórum, às 19h, na Secretaria da Cultura.

[1] Músico, arte-educador, educando de filosofia e Coordenador de Música da Secretaria da Cultura de São Leopoldo 2007 a 2008.

Currently have 3 comentários:

  1. IGC.Brasil says:

    mas ah!

    não li ainda, mas vou ler...

    nunca havia entrado no teu blog!

    parabéns!

  1. Escrevo minha pequena contribuição no post logo após ter escutado a última versão do CD Som Leo.

    Acredito que aquelas "pequenas" canções, com aquela produção (bem mais aprimorada do que a versão anterior) nada mais são do que um ícone da evolução da cena musical capilé...não falo apenas do Som Leo, me refiro a música de uma forma abrangente.

    Foi um ano de muitas conquistas e as premiações que a cidade recebeu são, ao lado desse belo disco, as provas de que os município vizinhos estão certos em nos copiar em termos culturais.

    Sinto-me feliz em ter uma parcela desse sucesso (mesmo que mínima) como vitória pessoal e sou otimista em alertar que 2009 trará evoluções ainda mais notáveis.

  1. Valeu Carlos, compartilho desse otimismo! Estou escrevendo algo sobre o CD do Som Leo, acho que merece um comentário.

    Abração!